Rua Soldado Américo Rodrigues, 118 - São Paulo-SP 11 97846-2558 11 97846-2558 011 4380-1780

Item adicionado ao orçamento


Pallet de contenção: qual a sua real importância?

Gostou? compartilhe!

Pallet de contenção: qual a sua real importância?

Os pallets de contenção são estruturas muito importantes no transporte e armazenamento de líquidos, principalmente inflamáveis e outros com diversos graus de periculosidade.

Diferentemente dos modelos convencionais, eles não são vazados, ou seja, são confeccionados especialmente para evitar o derramamento de reservas.

O pallet de contenção é eficaz contra o desperdício de líquidos inflamáveis, corrosivos e ácidos. Portanto, é útil para muitos tipos de empresas.

Seus modelos podem ser aplicados em diversos tipos de empresas, como indústrias farmacêuticas, químicas, automotivas, de implementos agrícolas e produtos ambientais. Também têm a mesma eficácia em indústria e distribuidores de alimentos e bebidas, além de hospitais e muitos outros.

Como você pôde perceber, trata-se de um equipamento bastante adaptável e útil em empresas cujos ramos de atuação são os mais diversos possíveis. Por exemplo, são excelentes para armazenar e transportar líquidos que não podem ser derramados, incluindo corrosivos e ácidos.

Além disso, você pode contar com um equipamento totalmente seguro e cheio de vantagens para a empresa. Afinal, quanto menos transtornos e eventos desagradáveis, maiores o lucro, a otimização e a qualidade do trabalho.

No decorrer deste texto, você vai saber mais sobre os pallets de contenção e ter mais detalhes de todos os seus benefícios e importância.

Qual a importância de um pallet de contenção?

Não se trata apenas de evitar que líquidos sejam lançados ao chão. Esse tipo de equipamento é essencial para alguns segmentos industriais, pois a carga é estocada com segurança e sem riscos maiores.

Líquidos químicos e inflamáveis, por exemplo, devem ter todo um cuidado especial. Nada pode ter contato com o solo, mesmo se o conteúdo sair dos tambores, e muito menos com as pessoas que estiverem próximas, pois pode haver acidentes e contaminação, inclusive de natureza grave.

Ademais, como já mencionado, o meio ambiente também perde com certos vazamentos. O pallet de contenção retém esse líquido, que ainda pode ser reaproveitado, pois o aparato conta com um reservatório especial.

Assim, não há perdas e, consequentemente, prejuízos.

Entretanto, a sua importância não se resume apenas a isso. Logo a seguir, você conhecerá outros benefícios do pallet.

Quais os principais benefícios de se utilizar pallets de contenção?

Os pallets trazem inúmeros benefícios, além de ser práticos, duráveis e ecologicamente corretos.

A praticidade e a usabilidade deste utilitário fazem com que ele, uma vez adotado, passe a ser indispensável pelo bom funcionamento da empresa. Poder contar com esse acessório é também uma medida de segurança e de diversas possibilidades para a indústria.

A contenção de líquidos muitas vezes perigosos é apenas um deles. Ter a certeza de que esse volume seja transportado e armazenado de maneira adequada e segura é primordial. Por isso, todos os pallets de contenção atendem às normas OSHA 40 CFR 264.

Logo, sua empresa estará totalmente acordada com os requisitos básicos de segurança, sem ter que realizar inúmeras ações para isso.

Além disso, o plástico utilizado na fabricação de cada pallet é totalmente reciclável, atóxico e com proteção antimicrobiana. O meio ambiente é respeitado não apenas no não derramamento de líquidos químicos e inflamáveis, mas também por ser ecologicamente correto.

Feito com material resistente, apresenta uma vida útil longa e não necessita de manutenção. Você pode adquirir o pallet de contenção e não se preocupar com ele por um bom tempo, até mesmo por anos.

Suas cores são amarela e laranja, justamente para indicar seu uso em zonas de segurança.

Diante de tudo isso, as consequências do uso de pallets de contenção são as mais positivas possíveis. Além da segurança e da praticidade, a empresa não corre o risco de ser multada ou sofrer ações trabalhistas por motivos de periculosidade.

Líquidos como ácidos e corrosivos também podem ser armazenados de forma inteligente, sem que nada nem ninguém corra riscos desnecessários. Por isso, sua adoção não deve ser descartada – muito pelo contrário.

Esses benefícios não se encerram por aqui. A movimentação e higienização dos pallets é muito simples e sem maiores transtornos para os responsáveis por essa tarefa. Saiba mais a seguir, no próximo tópico.

Como é feita a movimentação e higienização desses pallets?

Como se não bastasse ter um ambiente de trabalho seguro para os colaboradores, a higienização dos pallets é bem simples. Portanto, além de evitar desde já problemas que podem se estender por uma vida em caso de eventualidades, não há perda de tempo com processos operacionais.

A manipulação também é bastante simples, diferentemente dos pallets feitos de alvenaria. Como não são presos ao chão, podem ser erguidos com empilhadeira ou paleteira. E não há risco de acidentes com a carga, pois conta com um espaço específico para o tambor, que pode ser de 1, 2 ou 4 unidades com capacidades que vão de 240 a 420 litros.

A grade é removível, facilitando a limpeza e também a acomodação de outros tipos de embalagens, dos mais diversos, independentemente do seu tamanho. Uma das faces é exclusiva para tambores, enquanto o outro lado permite a colocação de outros tipos de recipientes.

Usar pallets de contenção é uma maneira inteligente e prática de solucionar problemas das mais diversas espécies. A empresa que adota essa prática contribui com o bem-estar de seus colaboradores, além de proteger o meio ambiente.

Isso sem falar na economia para a própria empresa, por meio do maior aproveitamento dos líquidos estocados em seus estoques.

Os pallets de contenção são apenas uma das soluções que aperfeiçoam o trabalho em sua empresa. Para saber mais sobre como os artigos da Evolution Plásticos podem ajudar nesse aspecto, leia outros textos do blog que falam de todas as suas funcionalidades.

Conteúdo novo e exclusivo é postado constantemente. Por isso, visite o site sempre para saber de todas as novidades sobre plásticos em geral. Ao ler cada um deles, você terá ideias incríveis.

Comente para tirar quaisquer dúvidas a respeito do pallet de contenção ou, se você já conhece o equipamento, dê sua opinião. Além de seu feedback ser muito importante, você ainda auxilia pessoas que, como você, buscam sempre o melhor para o bom andamento de sua empresa.



Publicado em: 17/05/2018

Gostou? compartilhe!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?