Rua Soldado Américo Rodrigues, 118 - São Paulo-SP 11 99480-2821 11 2954-3629 11 4380-1780

Cubagem: o que é e qual a sua importância para o frete?

Gostou? compartilhe!

Cubagem: o que é e qual a sua importância para o frete?

O que é cubagem?

Com as vendas pela internet cada vez mais consolidadas, os envios de produtos pelos correios, com a cobrança de frete, também ganharam força. Com isso, a cubagem vem também sendo mais utilizada. Mas o que seria esse conceito?

A cubagem se tornou ainda mais indispensável com o aumento das vendas de produtos diversos pela internet.

É simplesmente um cálculo, uma relação entre o peso e o volume que o item a ser enviado ocupará no veículo que irá transportá-lo até o seu destino.

Com esse dado em mãos, é possível usar melhor toda a estrutura do carro, tanto em volume quanto o peso que ele suporta.

A partir de agora, saiba mais sobre a cubagem e entenda melhor todas essas relações, além de sua importância para o frete, que não é pouca.

Qual a diferença entre cubagem, volume e peso cubado?

É muito comum acreditar que os três conceitos sejam praticamente sinônimos. Mas não é bem assim. Na física, volume e cubagem se misturam, pois se referem a sua medida em metros cúbicos. Por exemplo:

Se uma embalagem, como uma caixa, tem 1m de largura, 1m de altura de 1m de comprimento, ela terá um metro cúbico. Esta, no caso, seria a cubagem do produto.

No entanto, na logística, essa teoria não é aplicada exatamente dessa forma. Como já mencionado, a cubagem é o efeito que cada mercadoria terá durante o seu transporte, aproveitando todas as capacidades do veículo.

Você saberá agora o que são o volume, peso cubado e fator de cubagem, pois eles são importantes para compreender como funciona todo esse processo no transporte de mercadorias.

O peso cubado é a multiplicação entre as dimensões da embalagem com o fator de cubagem. Isso acontece dessa forma:

Peso cubado = Largura x Altura x Comprimento x Fator de cubagem

Antes de passar um exemplo prático desse cálculo, saiba o que é o fator de cubagem: um número constante que deve ser considerado na hora de transportar qualquer tipo de carga, pois ele ajuda a definir um parâmetro na hora de carregar um veículo.

Esse número equivale a um metro cúbico no meio do transporte responsável pela entrega e pode variar de acordo com o meio de transporte utilizado. O rodoviário, por exemplo, tem um fator de 300, pois um metro cúbico equivale a 300 kg, o ideal para uma carga.

Voltando ao cálculo do peso cubado. Considerando uma caixa de meio metro de largura, meio de comprimento e a mesma altura, com fator de cubagem 300, A conta seria:

Peso cubado = 0,5 x 0,5 x 0,5 x 300 = 37,5 quilos

Logo, para que o veículo tenha o máximo de aproveitamento, tanto em volume quanto em peso, o ideal é que essa carga tenha 37,5 quilos.

Quanto à cobrança de frete, mesmo que essa mercadoria tenha peso menor, o frete será cobrado baseado no peso cubado, e não no real.

Qual a importância da cubagem no cálculo do frete?

Um dos fatores que aumentam a importância desse conceito é o uso pleno do veículo utilizado para transporte.

Imagine transportar um volume muito grande de um material pesado, como qualquer metal. Considerando 10 toneladas, por exemplo, é fácil acomodá-las dentro de um caminhão. No entanto, o mesmo peso de algodão seria impossível, pois o volume seria muito maior.

Sendo assim, pensando no valor do frete, seria o mesmo tanto para o metal quanto para o algodão? Evidentemente que não. Para levar 10 toneladas de algodão para um determinado local, seriam necessários vários caminhões. O preço do transporte, evidentemente, seria bem maior.

Exatamente por isso, não se pode considerar apenas o preço no produto no cálculo do frete. Para que o processo seja mais coerente, o importante seria verificar as dimensões da mercadoria. E é aí que entra a cubagem.

Com seu uso, o preço do frete é justo e isso é uma grande vantagem para o cliente que espera pelo seu pedido. Dessa maneira, não há como utilizar todas as capacidades do veículo, pois produtos muito pesados não ocupariam todo o espaço físico, por atingir o limite de peso suportado; também não seria possível ocupar toda a capacidade, mas ter um caminhão ou carro extremamente leves.

O cálculo do peso cubado é o mesmo da cubagem (largura x altura x comprimento x fator de cubagem). Obedecendo a esses valores, as dimensões e capacidade de peso do veículo são otimizadas, podendo ser utilizadas por completo.

As consequências disso são as melhores possíveis: é cobrado um preço de frete justo, de acordo com o peso e tamanho da mercadoria que o cliente esteja comprando.

E a importância da cubagem não para por aí. Com o fortalecimento das vendas através da internet, como já citado, o número de volumes transportados aumentou consideravelmente, assim como o nível de exigência dos consumidores. Todas as cargas devem chegar intactas ao seu destino, sem descuidos em relação ao tempo de entrega.

A cubagem proporciona um transporte seguro, aumentando a eficiência nesse aspecto. Os espaços livres, tanto no peso quanto no volume, são minimizados. E cada espaço livre significa aumento no preço final do frete.

Além disso, respeitando-se os limites do veículo, os problemas nos veículos são evitados, como quebras por excesso de peso, por exemplo. As mercadorias chegam ao destino em bem menos tempo, satisfazendo todos os tipos de clientes.

Você conferiu um conteúdo muito comum em empresas que precisam enviar produtos através de correios ou transportadora. Para encontrar soluções que ajudam o dia a dia de seu trabalho, conheça a linha de produtos da Evolution Plásticos.

E para encontrar dicas que certamente ajudarão no dia a dia de seu trabalho, leia os outros textos do blog e visite o site regularmente para ter acesso a conteúdo novo, exclusivo e atualizado.

Em caso de dúvidas em relação à cubagem ou sobre qualquer tópico referente a este texto, não deixe de comentar ou entrar em contato de alguma forma.



Publicado em: 17/05/2018

Gostou? compartilhe!