Rua Soldado Américo Rodrigues, 118 - São Paulo-SP 11 97846-2558 11 97846-2558 011 4380-1780

Item adicionado ao orçamento


Qual a real importância da armazenagem nas operações logísticas?

Gostou? compartilhe!

Qual a real importância da armazenagem nas operações logísticas?

Cada departamento de uma empresa tem uma grande importância para o seu funcionamento como um todo. E suas subdivisões também têm o seu papel, que não pode ser menosprezado. A armazenagem na logística é uma delas.

A importância do armazenamento na logística não é apenas restrita à organização dos itens.

A logística engloba inúmeras atividades, tais como economia, contabilidade, marketing, tecnologia, engenharia e recursos humanos. Sua principal função é angariar recursos para a empresa e manter a harmonia entre tudo o que diz respeito à companhia.

Ela administra também a compra, transporte, produção e distribuição de produtos, além de, claro, o armazenamento.

A partir de agora, você terá mais informações sobre o armazenamento nas operações logísticas. Saberá otimizar o funcionamento dessa atividade em uma empresa, melhorando significativamente todas as atividades diárias.

O que é armazenagem?

Trat-se da atividade ou conjunto de ações que têm como objetivo manter a organização na estocagem, tanto de matéria-prima quanto de produtos prontos. Isso pode ser feito na própria empresa ou em algum local determinado para este fim.

Essa organização, no entanto, não é restrita à maneira que os produtos estão dispostos em prateleiras ou pilhas. Tudo é pensado e realizado para que haja mais lucros, auxiliando outras atividades não menos importantes no dia a dia da corporação, como às relacionadas ao departamento financeiro e marketing.

Com o tempo, foi-se percebendo que o armazenamento na logística necessitava também de um controle minucioso. Entradas e saídas devem ser controladas, bem como o volume de produtos que ainda estejam no estoque.

Também faz parte dessa gestão a capacidade de produção e gerenciamento de demanda.

Qual é a real importância da armazenagem na logística?

Uma série de fatores somados é importante para o bom andamento das atividades.

No passado, dava-se muita importância à área destinada ao armazenamento de produtos. A altura era totalmente desprezada. Entretanto, a tendência hoje em dia é investir em depósitos mais altos, mesmo que não sejam grandes, e estocar os produtos de forma vertical.

Dessa forma, o aproveitamento do espaço melhora consideravelmente, sendo até mesmo mais fácil para gerenciar todo esse estoque e realizar de forma eficiente todas as ações já descritas no tópico anterior.

A armazenagem na logística é tão importante que pode se tornar uma grande fonte de renda para a empresa. Isso depende, evidentemente, de como é feito o gerenciamento nesse aspecto.

Com o mercado cada vez mais ágil e sempre exigindo ações urgentes, é necessário também que se atenda a esses requisitos. O sistema de estocagem de insumos e matérias-primas deve ser otimizado e deve haver um cuidado especial na produção e compra, para que não se tenha um armazenamento de itens em excesso.

Pode parecer simples, mas todas as ações devem ser realizadas obedecendo a uma série de processos, de maneira organizada e automatizada. Itens como equipamentos, prédio, programas de computador e estruturas em geral devem estar integrados entre si. Somente assim é possível fazer um trabalho eficiente.

Conheça agora, de maneira prática, algumas razões que corroboram a importância do armazenamento.

Para começar, os prejuízos são minimizados, em função de um rigoroso controle e de mais segurança na execução de todas as atividades. Isso faz com que o monitoramento seja muito mais ostensivo.

E falando em segurança, a armazenagem na logística também promove maior proteção a todos os itens. Todos os equipamentos que fazem parte do sistema, como mezaninos, paletes e estantes, devem proporcionar a integridade de todos os materiais estocados. Assim, os prejuízos são diminuídos.

Nesse aspecto, não são verificadas apenas as condições de armazenamento. Temperatura, ventilação e iluminação também contribuem para que tudo esteja em ordem até o momento da saída dos itens do galpão.

A integração entre produção e todos os artigos envolvidos neste processo, como suprimentos, é feita de forma que as informações não sejam conflituosas e não haja problemas com reposição e compras. O giro do estoque é muito bem gerenciado e não haverá verba destinada a ações desnecessárias.

E não é só. A consequência mais positiva de tudo isso é a diminuição no custo final dos produtos, que normalmente ocasiona algo muito positivo: a retenção e conquista de clientes.

O armazenamento na logística, quando bem administrado, agiliza todo o processo de verificação de materiais e separação de pedido. Com menos tempo dedicado a essas atividades, tudo é feito de maneira mais rápida, satisfazendo até mesmo o cliente mais apressado.

Os erros e o retrabalho também são diminuídos de maneira muito significativa. Também são notáveis o aumento da produtividade, aproveitamento de recursos – tanto materiais quanto humanos – e redução de gastos desnecessários.

Você viu agora os resultados que se pode ter ao considerar a importância do armazenamento em tudo o que estiver ligado à logística. São ações que podem ser um pouco complexas a princípio, mas, com muita determinação e foco, pode-se conseguir excelentes resultados. Você verá que, de forma geral, a empresa será muito mais bem gerenciada.

Como reduzir custos na armazenagem?

Você já viu no decorrer do texto algumas ações que otimizam o uso de verbas com um bom gerenciamento do armazenamento na logística. Mas não é apenas o controle de estoques o responsável pela redução de custos.

Você conhecerá outros aspectos que também são muito importantes nesse aspecto:

  • Capacitação e reciclagem de mão de obra;
  • Manuais com descrição dos processos operacionais;
  • Equipamentos em boas condições, como paletes, empilhadeiras e outros;
  • Controle de rastreamento de estoque.

Ao seguir essas premissas, você certamente contribuirá para uma melhor utilização dos recursos financeiros da empresa. Afinal, esse é um objetivo de todo empreendedor ou gerente, independentemente do segmento ou porte da empresa.

Se você precisa de paletes e materiais plásticos que ajudam a sua empresa a ter um estoque bem mais organizado e que realmente gere lucros, conheça a linha da Evolution Plásticos. E se você gostou deste conteúdo, leia o blog para ter muito mais informações que auxiliarão você no dia a dia.

Comente em caso de dúvidas ou para obter mais esclarecimentos sobre gerenciamento na logística. Não deixe de acompanhar as atualizações do site, para ter acesso às novidades do setor.



Publicado em: 17/05/2018

Gostou? compartilhe!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?