Rua Soldado Américo Rodrigues, 118 - São Paulo-SP 11 97846-2558 11 97846-2558 011 4380-1780

Item adicionado ao orçamento


Pallet de plástico: por que você deve utilizá-lo?

Gostou? compartilhe!

Pallet de plástico: por que você deve utilizá-lo?

O pallet de plástico se tornou uma alternativa interessante às tradicionais estruturas de madeira. Com uma forma semelhante – um suporte para cargas que torna a logística mais fácil –, cumpre muito bem o seu papel quanto à eficácia e otimização da mão de obra.

Os pallets facilitam o transporte e a estocagem de produtos em indústrias e centros de distribuição.

Normalmente, tanto o pallet quanto a carga são levados e içados por uma empilhadeira, sendo bastante usado em estoques em geral, como em supermercados, indústrias e centros de distribuição.

Além da economia de tempo e do trabalho mais eficiente dos colaboradores, seu uso diminui de forma significativa os danos para os produtos. Consequentemente, isso ameniza prejuízos.

O pallet de plástico oferece uma série de vantagens em relação a outros materiais. Saiba mais a partir de agora.

Quais as principais vantagens de se utilizar pallets de plástico nas indústrias?

Os pallets de plástico são mais higiênicos, têm maior vida útil e ainda são sustentáveis.

Com o comércio internacional e uma atenção maior em tudo o que se refere à sustentabilidade, as indústrias estão conhecendo outros tipos de pallets, dentre eles o de plástico.

Esse material proporciona uma série de benefícios não só para o trabalho diário, mas também para a conservação dos pallets e dos produtos suportados por eles. As consequências, claro, são muitas e positivas.

Veja os motivos pelos quais você deve utilizar pallets de plástico o quanto antes.

Menor peso

Se você comparar dois pallets – o mais convencional e o de plástico –, perceberá facilmente que o segundo é bem mais leve. Mas isso não significa que sua capacidade de carga seja menor. Muito pelo contrário.

E as vantagens não param por aí. Com uma carga total mais leve, somando-se o pallet e os produtos, é possível cobrar menos pelo frete, diminuindo também o preço final de todos os itens.

O resultado disso não poderia ser melhor: seus produtos se tornam muito mais competitivos em relação à concorrência.

Dispensa do NIMF 15

Quem exporta seus artigos e usa madeira para o transporte deve se preocupar sempre com o NIMF 15 (Norma Internacional de Medidas Fitossanitárias nº 15). A medida estabelece que todas as embalagens desse material, como caixas e pallets, sejam esterilizadas por meio de tratamentos térmicos e agrotóxicos.

Dessa maneira, pragas deixam de ser disseminadas no comércio internacional.

Ao utilizar pallets de plásticos, isso não é necessário. É algo a menos para se preocupar, pois o que mais importa nesse momento é o bom gerenciamento de sua empresa e as vendas de seus itens.

Higiene

Transportar produtos como alimentos e medicamentos requer uma atenção especial. Com os pallets tradicionais, pode haver contaminação por bactérias, germes, fungos e, claro, umidade e cupins.

Com os pallets de plástico, esse risco é nulo. Todas essas categorias de produtos podem ser transportadas pelo mundo afora sem problemas nesse sentido.

Além disso, os pallets convencionais têm cheiro, ainda que isso possa ser minimizado. Os de plástico são inodoros, o que também anula a possibilidade de passar odores estranhos aos naturais para os produtos quando estes chegarem ao seu destino.

Vida útil maior

A madeira, por exemplo, decompõe-se mais facilmente. Assim, os pallets desse material devem ser substituídos, dependendo de seu uso e armazenamento, com menos tempo do que o convencional.

Ambientes úmidos e com mudanças climáticas amplas e repentinas fazem com que a vida útil dos pallets de madeira diminua consideravelmente. Os de plástico, por sua vez, não sofrem nenhuma dessas ações, demorando muito mais tempo para serem substituídos. Consequentemente, isso gera economia para a sua empresa.

Redução do impacto ambiental negativo

Conhecendo a Evolution Plásticos, você logo percebe que uma de suas maiores preocupações é com a sustentabilidade. Por isso, seus pallets de plástico têm também essa vantagem.

A versão tradicional exige a destruição de recursos naturais, que pode, inclusive, não ser realizada de forma responsável, protegendo o meio ambiente.

Além do mais, quando eles não estão mais apropriados para o uso convencional, os pallets tornam-se entulho e são descartados na natureza, muitas vezes de maneira inconsequente. Os de plástico podem ter fins muito mais sustentáveis, sendo reciclados, dando origem a novos pallets ou outros artigos do mesmo material.

Quais as diferenças entre pallets de plástico e de madeira?

Os pallets de madeira estão mais sujeitos à ação do tempo e às pragas.

O tópico anterior já compara de certa forma os dois materiais. No entanto, você verá algo mais específico para a madeira e o plástico a partir de agora.

O primeiro costuma ser mais pesado. Tem um cheiro característico e está sujeito à ação do tempo através de ataque de pragas, umidade, decomposição natural etc.

Já o plástico pesa menos, normalmente não tem cheiro e sofre menos degradação, podendo, inclusive, ser molhado sem risco de ter sua vida útil reduzida.

Em se tratando de pallets, os de madeira podem ser consertados em caso de quebra (tudo depende, logicamente, do caso). Porém podem soltar farpas, com uma possibilidade concreta de atingir os produtos ou mesmo quem tiver um contato manual com eles.

A madeira é um material bastante robusto, mas os pallets de plástico, de acordo com a maneira com que são fabricados, podem ser equivalentes nesse sentido.

Em caso de incêndio, a madeira tem uma combustão muito mais fácil e ajuda a alastrar o fogo pelo local. O plástico queima a uma temperatura mais alta.

No caso de empresas que mantêm um ciclo no qual o pallet sai e retorna para o pátio, o tipo de material do pallet pode influenciar para evitar danosa aos produtos transportados, pois as responsabilidades sobre os itens não são exclusivas da equipe. Contar com um material resistente e à prova de intempéries é uma alternativa bastante viável.

As diferenças entre os pallets de plástico e de madeira também ocorrem no âmbito visual. Imagine uma empresa varejista que normalmente expõe seus produtos. Muitas vezes, as pilhas completas são trazidas pela empilhadeira. O plástico é visualmente mais bonito e causa uma impressão melhor entre os clientes.

Qual a melhor escolha: plástico ou madeira?

O pallet de plástico melhora o transporte e exposição de seu produto.

Além das vantagens que você descobriu nos tópicos anteriores, ter pallets de plástico à disposição de sua empresa traz outros benefícios incalculáveis.

O primeiro deles é relacionado à higienização dos itens. Como o plástico é impermeável, é muito mais fácil realizar a limpeza regular desse material sem que haja preocupação com os danos que a água pode ocasionar, pois eles são nulos. Isso otimiza o trabalho da equipe, que não precisa se preocupar com detalhes nesse aspecto.

O fato de o pallet de plástico ser mais leve e suportar o mesmo peso que o de madeira pode também diminuir o preço final dos produtos. Esse item, em artigos com bastante concorrência e que necessitam de urgência para serem entregues, é importantíssimo.

Um dos fatores mais fantásticos, entretanto, é a possibilidade de personalizar o pallet de acordo com a identidade visual de sua empresa. Feitos sob encomenda, eles podem ter a cor que você desejar e ainda carregar o logotipo da companhia.

Essa é mais uma forma de marketing para seus produtos, pois os pallets, em grande parte das vezes, quando saem da empresa, podem ser expostos enquanto os produtos estão à venda.

Quais são os tipos de pallets de plástico vendidos pela Evolution Plásticos?

A Evolution Plásticos conta com uma linha de pallets apropriada para todos os tipos de produtos e pensada para sempre ter a melhor utilização, sem deixar de lado a sustentabilidade.

O Ecopallet é útil para logística interna, externa e one way. Com 1 m de largura, 1,2 m de comprimento e 15 cm de altura, tem capacidade estática de 2600 kg e dinâmica de 1400 kg.

Oferecido nas cores preto e branco virgem, pesa pouco mais de 7 kg.

Já o Pallet Extra Forte é durável para todas as suas funções: transporte, estocagem e exposição de produtos. Como possui cantoneiras, sua acomodação no chão ou em porta-pallet é bem mais adequada. É lavável e não prolifera fungos e bactérias. Está de acordo com normas ISO 14001 e a ANVISA.

Possui duas opções: travado ou 3 trilhos.

Tem as mesmas dimensões do Ecopallet, mas com capacidade estática muito maior: 9 mil kg. A dinâmica é de 2.500 kg. Sua cor é preta e o peso é de 31 kg.

O Pallet Euro também tem muita resistência. Suporta estaticamente 5 mil kg e, de forma dinâmica, 1.500 kg. Sua principal diferenciação está em seu padrão europeu. Assim como o Extra Forte, possui cantoneiras, é lavável e contra fungos e bactérias.

Tem 80 cm de largura, 1,2 m de comprimento e 15 cm de altura. É oferecido na cor preta e pesa 17 quilos.

O Pallet Super tem as mesmas características dos anteriores quanto às funcionalidades. Tem dimensões de 1 m de largura, 1,2 m de comprimento e 15 cm de altura. Pesa 17 kg e sua cor é preta.

O Pallet Ultra tem bastante capacidade: a estática é de 12 mil kg e a dinâmica é de 3 mil kg. Pesa 35 kg e também é exclusivamente preto. Tem 1 m de largura, 1,2 m de comprimento e 15 cm de altura.

O Pallet Liso, como o próprio nome diz, tem essas características. Também é adequado às normas ISO 14001 e ANVISA. Tem capacidade de 12000 kg (estática) e 3000 kg (dinâmica). É preto e pesa 35 kg.

O Pallet Tambor é perfeito para tonéis, tambores e big bags. Tem a forma quadrada, com 1,15 m de lado, contando ainda com 15 cm de altura. Tem capacidade estática de 9 mil kg e dinâmica de 2500 kg. Pesa 25 kg e também é oferecido na cor preta.

Você ficou sabendo como os pallets de plástico podem melhorar os serviços de sua empresa. Obtenha outras dicas através dos outros textos do nosso blog, sempre considerando o seu nicho e rotina de trabalho.

Nosso conteúdo é constantemente atualizado. Portanto, visite o nosso site sempre para ter acesso a novidades e exclusividades. Comente suas dúvidas ou para saber mais sobre os produtos da Evolution Plásticos. E caso já utilize pallets de plástico, compartilhe conosco a sua experiência.



Publicado em: 17/05/2018

Gostou? compartilhe!

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?